Flocos de Aveia 500g

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Informações do produto


Flocos de Aveia 500g



A aveia é um dos cereais mais completos em nutrientes, contém proteínas, minerais, vitaminas e fibras.

A aveia (aveia sativa L.) destaca-se como um cereal de múltiplas formas de utilização. A área da cultura tem se concentrado na região sul do país, com registros de cultivo no Mato Grosso do Sul e registros esporádicos em estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
• Os benefícios atribuídos à fibra solúvel da aveia na redução de colesterol no sangue e como alimento funcional tem ampliado o interesse pelo seu consumo. A aveia destaca-se dentre os outros cereais por seu teor e qualidade proteica, por sua maior porcentagem de lipídios e por seu teor de fibras alimentares, principalmente, pela concentração de beta-glucanas, que atuam na redução do colesterol em pessoas com hipercolesterolemia.
• Além dos efeitos sobre o colesterol, o consumo de aveia pode diminuir a absorção de glicose, o que é benéfico para diabéticos, e pode estimular funções imunológicas.


Composição da aveia

• A aveia (Avena sativa L.) é um cereal de excelente valor nutricional. Destaca-se dentre os outros cereais por seu teor e qualidade proteica, variando de 12,40 a 24,50% no grão descascado; por sua maior porcentagem de lipídios, que varia de 3,10 a 10,90%, distribuídos por todo o grão e com predominância de ácidos graxos insaturados.
• O conteúdo de carboidratos (incluindo celulose e polissacarídeos) na aveia pode chegar a 75-80% do peso seco, sendo o amido o componente principal. Contém ainda altas proporções de polissacarídeos, principais constituintes das fibras alimentares.
• Componentes estruturais das paredes celulares dos cereais, as beta-glucanas estão presentes em maior quantidade na aveia e na cevada, do que no trigo.
A aveia pode ser considerada um alimento funcional?
• A aveia, por ser fonte de fibras solúveis beta-glucanas, é considerada um alimento funcional.
• Diversos estudos correlacionam a maior ingestão de fibra alimentar com a menor incidência de várias doenças.
• Em 1997 o FDA autorizou a rotulagem de produtos à base de aveia com as seguintes informações: "Dietas ricas em aveia ou farelo de aveia e pobres em gordura saturada e colesterol podem reduzir o risco de doenças coronárias".
Qual a quantidade de aveia que deve ser consumida por dia?
• Uma porção de 30 gramas, que equivale a 3 colheres de sopa rasas.


Indicações de consumo

• Junto com frutas, iogurtes, leite ou bebidas vegetais, batida em preparações como vitaminas, bolos, tortas salgadas.
Existe alguma contraindicação de consumo da aveia?
• Para pessoas que apresentam alergia de algum componente da aveia. A aveia não contém glúten, mas como na maior parte do mundo ela é processada junto ao trigo, é considerada um alimento que pode conter glúten, por isso, quem tem doença celíaca deve ter atenção. É importante verificar a embalagem, que deverá constar "contém glúten" quando o produto for processado junto com alimentos que apresentam glúten na composição.



TABELA NUTRICIONAL


PRODUTO Aveia em Flocos Laminada
PESO LIQ. 500g
CÓDIGO DE BARRAS 7898379440182
             
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de  30 g (2 colher de chá)
    Quantidade por porção     %VD(*)
Valor Energético 86 kcal = 363  Kj 4%
Carboidratos 13 g     2%
Proteínas   4 g     5%
Gorduras Totais 2 g     4%
Gorduras Saturadas 0,3 g     1%
Gorduras Trans 0 g     **
Fibra Alimentar 7 g     28%
Sódio   7 mg     0%
(*) % Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2000 kcal, ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido.


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